banner presbitério paróquia são benedito_edited.jpg

NOSSA PARÓQUIA

A Paróquia São Benedito foi fundada em 09/05/1978 na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais. A paróquia conta com 11 comunidades, sendo elas: Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora Imaculada Conceição, Nossa Senhora da Piedade, Santa Cecília, Santíssima Trindade, Santo Antônio, São Benedito, São Cosme e São Damião, São Francisco, São José e São Pedro e Senhor Bom Jesus.

No dia 14/07/2022, Padre Nelson Severino de Souza recebeu a provisão de Pároco em nossa Paróquia.

NOSSO PADROEIRO

Benedito nasceu no ano de 1526 na Itália. Seus pais, escravos nascidos na Etiópia, o educaram na fé cristã. Quando menino, cuidava das ovelhas e sempre aproveitava para rezar o Rosário, ensinado por sua mãe.

Aos 20 anos foi convidado a fazer parte de uma congregação, vendeu tudo o que tinha e se tornou um eremita franciscano. Benedito entrou como irmão leigo em uma ordem religiosa, assumindo uma função tida como secundária: a de cozinheiro. Benedito, porém, fez da cozinha um santuário de oração e fervor. Vivia sempre alegre e com muita mansidão, conquistando a todos com sua comida saborosa e sua simpatia.

Grande é o numero de milagres de São Benedito, inclusive a ressurreição de dois meninos, a cura de vários cegos e surdos, a multiplicação de peixes e pães, e vários outros milagres. Alguns milagres de multiplicação de alimentos aconteceram na cozinha de São Benedito. Por isso, ele é tido carinhosamente pelo povo como o Santo Protetor da cozinha, dos cozinheiros, contra a fome e a falta de alimentos.

No Brasil, celebramos São Benedito no dia 05 de Outubro.